Tratamentos não cirúrgico de fimose

Iremos citar os Tratamento não cirúrgico de fimose, mas antes precisamos entender o que é a fimose.
A fimose é uma condição na qual a abertura do prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis) é estreita, impedindo a retração completa do prepúcio e exposição da cabeça do pênis (glande). Existem dois tipos de fimose: congênita (primária) e adquirida (secundária) em adultos. Iremos citar os Tratamentos não cirúrgico de fimose

Tratamentos não cirúrgico de fimose

Tratamento não cirúrgico de fimose

A fimose congênita é uma condição presente desde o nascimento, que afeta cerca de 10% dos meninos recém-nascidos. Na maioria dos casos, a fimose congênita é benigna e tende a melhorar com o tempo, mas em alguns casos pode ser necessária cirurgia para correção. O tratamento conservador com pomada de Postec com corticosteroides é eficaz em mais de 80% dos casos de fimose congênita em crianças, associada a exercícios de exposição da glande, que deve ser feita com acompanhamento médico.

Algumas crianças não apresentam fimose, mas da mesma forma tem uma condição que impede tracionar completamente o prepúcio devido aderência com a cabeça do pênis (aderência balanoprepucial) e isto também pode provocar desconforto às ereções e dificultar a higiene local. O descolamento da aderência pode ser executado por um profissional habilitado, como um urologista pediátrico.

A fimose adquirida em adultos é uma condição que pode desenvolver-se ao longo da vida como resultado de infecções, lesões e doenças autoimunes (balanite xerótica obliterante). Esta forma de fimose é mais comum em homens mais velhos e diabéticos, podendo ser tratada com pomada como a Postec ou cirurgia, dependendo da gravidade da condição.

Em ambos os tipos de fimose, é importante consultar um médico para avaliar a condição e decidir o melhor tratamento. Tratamentos não cirúrgico de fimose precoce podem prevenir complicações, incluindo parafimose, infecção, dificuldade para urinar e problemas sexuais.