terapia expulsiva na crise de colica renal

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO CLÍNICO DA TERAPIA EXPULSIVA NA CRISE DE COLICA RENAL

A terapia expulsiva na crise de colica renal é uma associação de tratamentos clínicos indicados para tratar cálculos ureterais, durante uma crise de cólica renal. O objetivo da terapia é ajudar a expelir os cálculos do trato urinário, evitando a necessidade de cirurgia ou outros procedimentos invasivos.

A terapia expulsiva baseia-se na administração medicamentos que provocam a dilatação do ureter como a tansulosina. Também pode incluir o uso de medicamentos para aliviar a dor, como anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) e analgésicos. Estudos demonstram que a hiper-hidratação não aumenta a chance de expelir os cálculos, apenas piora a dilatação dos rins, e agrava a crise de dor.

A terapia expulsiva é uma opção de tratamento para cálculos de tamanho pequeno de até 5 mm, sendo indicada para pacientes que estejam com a crise de dor controlada e não demonstrem sinais de complicações como infecções urinárias e nem suspeita comprometimento da função renal. Não está indicada para casos de evolução prolongada, sendo recomendável que seja instituída por períodos não superiores a 3-4 semanas.

A piora do quadro clínico, com aparecimento de dor incontrolável ou febre, é suficiente para interrupção da terapia expulsiva e internação para avaliação por parte de um urologista.

No entanto, é importante consultar um urologista antes de iniciar a terapia expulsiva para avaliar se é uma opção